Pular para o conteúdo principal

FIBRA ÓPTICA - MEIOS DE TRASMISSÃO

As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz. As fibras ópticas são geralmente muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6 m), mas podem ter vários quilômetros de comprimento. Fibras ópticas têm diversas aplicações, sendo a transmissão de dados uma das mais comuns.
As fibras ópticas são formadas por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. O fenômeno físico que permite a utilização das fibras ópticas é a reflexão interna total da luz.
Inicialmente as fibras ópticas eram utilizadas como guias de transmissão de sinais ópticos e operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam grande perda de luz na transmissão, alto calor que os lasers produziam e tinham problemas com as emendas. Contudo, em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas e, devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias. No Brasil a fibra óptica foi introduzida apenas em 1977, após grandes pesquisas, realizadas na sua maioria pela UNICAMP.


Há dois tipos de denominação recorrentes às fibras ópticas, os quais possuem características e finalidades próprias. Um deles é a fibra óptica monomodo. Esta apresenta um único caminho possível de propagação e é a mais utilizada em transmissão a longas distâncias (devido a baixas perdas de informação). Já a fibra multimodo permite a propagação da luz em diversos modos e é a mais utilizada em redes locais (LAN), devido ao seu custo moderado.
APLICAÇÕES
Cabos Submarinos
Os cabos de fibra ótica atravessam oceanos ligando os continentes através dos cabos submarinos. A utilização desses cabos para conectar o mundo é um projeto incrível. Existem milhares de quilômetros de extensão de cabos sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental desse tipo. Instalado em 1988, o cabo associado ao sistema TAT-8, tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.
Os milhares de quilômetros de fibra ótica presentes nos cabos submarinos representam aproximadamente 99% das conexões existentes em nosso planeta. Desse modo, a internet coberta pelos satélites tem uma atuação secundária em comparação a tais cabos. Existem cabos de tamanhos exorbitantes. Um grande exemplo disso é o SeaMeWe 3, o qual conecta 32 países e possui em torno de 39 mil quilômetros de extensão. Os cabos possuem uma estrutura composta de 8 camadas com um diâmetro total de cerca de 7 centímetros.
Redes Telefônicas
As fibras óticas são amplamente utilizadas em redes telefônicas. Em comparação com os cabos convencionais de metal, permitem a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, de modo que economizam custos em relação aos demais cabos utilizados para os mesmos fins.

Medicina
As fibras óticas podem ainda ser utilizadas para diversas aplicações, como iluminação, sensoreslasers ou em instrumentos médicos para examinar as cavidades interiores do corpo.

VIDEOS:
Como é feita a fibra óptica:

Como fazer conector de Fibra Óptica:

Conceitos Fibra Óptica:

Emenda mecanica passo a passo:



Luis Felipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMADA DE ENLACE - PREZI

Link do Slide sobre Camada de Enlace: https://prezi.com/p/mx5andzjknd5/?present=1 As principais diferenças entre o Prezi e o PowerPoint é que no Prezi o modo como os slides são mostrados é diferente, a apresentação ocorre de forma mais fluída e com mais efeitos... No Prezi também existem modelos de apresentações de slides já feitos, mas os que possuem mais efeitos não são gratuitos, e, isso não impede o usuário de criar uma apresentação consistente. Também existem inúmeras formas de se incrementar sua apresentação com novos blocos, efeitos, abas e etc, o Prezi é um concorrente a altura do PowerPoint, mas o PowerPoint se destaca por ser inteiramente gratuito e possuir também inúmeras formas de incrementação e muitos modelos já prontos para sua apresentação. Max Wélder, Luis Felipe

Protocolo de roteamento, Interconxão de Rede e QoS

Protocolo de Roteamento   Determinam o conteúdo das tabelas de roteamento, ou seja, são eles que ditam a forma como a tabela e montada e de quais informações ela é composta. Existem dois tipos de algoritmo atualmente em uso pelos protocolos de roteamento, algoritmo baseado em Vetos de distancia ( Distance - Vector Routing Protocol ) e o algoritmo baseado no Estado de Enlace ( Link State Routing Protocols ).   Um protocolo de roteamento especifica como os roteadores se comunicam uns com os outros, a distribuição de informações que permite selecionar rotas entre quaisquer dois nós em uma rede de computadores. Algoritmos de roteamento determinam a escolha especifica da rota. Cada roteador tem um preciso conhecimento somente das redes ligadas diretamente ao mesmo. Um protocolo de roteamento compartilha estas informações entre os vizinhos imediatos, e, em seguida, em toda a rede. Desta forma, os roteadores adquirem conhecimento sobre a topologia da rede.    As característ...

Luis Felipe

Meu nome é felipe sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, mas além da área de computação me interesso por muitas outras áreas ligadas as ciências humanas com isso trago reflexões sobre assuntos da sociedade atual em debates ou sozinho, gosto de praticar exercícios principalmente artes marciais, triathlon, musculação e basquete são um dos meus esportes favoritos além disso gosto da vida noturna e me vejo em toda a vida como um bonvivan sendo um essência q nunca será perdida em mim, gosto de animais, assuntos relacionados a ciência espacial e estudos do universo e curtir a natureza.