Pular para o conteúdo principal

FIBRA ÓPTICA - MEIOS DE TRASMISSÃO

As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz. As fibras ópticas são geralmente muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6 m), mas podem ter vários quilômetros de comprimento. Fibras ópticas têm diversas aplicações, sendo a transmissão de dados uma das mais comuns.
As fibras ópticas são formadas por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. O fenômeno físico que permite a utilização das fibras ópticas é a reflexão interna total da luz.
Inicialmente as fibras ópticas eram utilizadas como guias de transmissão de sinais ópticos e operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam grande perda de luz na transmissão, alto calor que os lasers produziam e tinham problemas com as emendas. Contudo, em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas e, devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias. No Brasil a fibra óptica foi introduzida apenas em 1977, após grandes pesquisas, realizadas na sua maioria pela UNICAMP.


Há dois tipos de denominação recorrentes às fibras ópticas, os quais possuem características e finalidades próprias. Um deles é a fibra óptica monomodo. Esta apresenta um único caminho possível de propagação e é a mais utilizada em transmissão a longas distâncias (devido a baixas perdas de informação). Já a fibra multimodo permite a propagação da luz em diversos modos e é a mais utilizada em redes locais (LAN), devido ao seu custo moderado.
APLICAÇÕES
Cabos Submarinos
Os cabos de fibra ótica atravessam oceanos ligando os continentes através dos cabos submarinos. A utilização desses cabos para conectar o mundo é um projeto incrível. Existem milhares de quilômetros de extensão de cabos sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental desse tipo. Instalado em 1988, o cabo associado ao sistema TAT-8, tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.
Os milhares de quilômetros de fibra ótica presentes nos cabos submarinos representam aproximadamente 99% das conexões existentes em nosso planeta. Desse modo, a internet coberta pelos satélites tem uma atuação secundária em comparação a tais cabos. Existem cabos de tamanhos exorbitantes. Um grande exemplo disso é o SeaMeWe 3, o qual conecta 32 países e possui em torno de 39 mil quilômetros de extensão. Os cabos possuem uma estrutura composta de 8 camadas com um diâmetro total de cerca de 7 centímetros.
Redes Telefônicas
As fibras óticas são amplamente utilizadas em redes telefônicas. Em comparação com os cabos convencionais de metal, permitem a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, de modo que economizam custos em relação aos demais cabos utilizados para os mesmos fins.

Medicina
As fibras óticas podem ainda ser utilizadas para diversas aplicações, como iluminação, sensoreslasers ou em instrumentos médicos para examinar as cavidades interiores do corpo.

VIDEOS:
Como é feita a fibra óptica:

Como fazer conector de Fibra Óptica:

Conceitos Fibra Óptica:

Emenda mecanica passo a passo:



Luis Felipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CSMA/CD

CSMA/CD Em ciência da computação ,  CSMA/CD , do  inglês   Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection , é um  protocolo  de  telecomunicações  que organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal utilizando a tecnologia  Ethernet . Originalmente desenvolvido nos  anos 60  para ALOHAnet - Hawaii usando  rádio , o esquema é relativamente simples comparado ao  token ring  ou rede de controle central ( master controlled networks ). CS (Carrier Sense):  Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na transmissão de dados numa rede Ethernet é verificar se o cabo está livre. MA  (Multiple Access):  Capacidade de múltiplos nós concorrerem pela utilização da mídia, ou seja o protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de prioridade (daí o nome de Multiple Access, acesso múltiplo). Como o CSMA/CD não gera prioridade pode ocorrer de duas placas tentarem transmitir dados ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, há uma colisão e nenh

CALCULO DE SUB-REDE IPV4

Endereço IP  Um endereço de protocolo da internet ( endereço IP) é uma etiqueta numérica atribuída a cada dispositivo conetado a uma rede computadores que usa o protocolo de internet para comunicação, o IP permite que conexões e dispositivos sejam identificados a partir de uma sequencia numérica. Calculo de sub-redes IPV4 Uma sub-rede é uma subdivisão logica de uma rede, e realizar a subdivisão de uma rede grande em redes menores, permite diminuir o trafego de rede, simplificar a administração e aumentar a performance dessa rede. Para realizar o calculo de sub-redes é necessário saber que no IPV4, os endereços IP são compostos por 4 blocos de 8 formando ao todo 32 bits no total, que são representados através de números de 0 a 255, como "192.168.15.51" O calculo em sí é feito convertendo o endereço IP em binário, e fazemos isso da seguinte forma; 128 64 32 16 8 4 2 1    Como os números só vão de 0 até 255, e o próximo múltiplo seria 256, nós paramos no " 128 ". Agora

CAMADA DE ENLACE - PREZI

Link do Slide sobre Camada de Enlace: https://prezi.com/p/mx5andzjknd5/?present=1 As principais diferenças entre o Prezi e o PowerPoint é que no Prezi o modo como os slides são mostrados é diferente, a apresentação ocorre de forma mais fluída e com mais efeitos... No Prezi também existem modelos de apresentações de slides já feitos, mas os que possuem mais efeitos não são gratuitos, e, isso não impede o usuário de criar uma apresentação consistente. Também existem inúmeras formas de se incrementar sua apresentação com novos blocos, efeitos, abas e etc, o Prezi é um concorrente a altura do PowerPoint, mas o PowerPoint se destaca por ser inteiramente gratuito e possuir também inúmeras formas de incrementação e muitos modelos já prontos para sua apresentação. Max Wélder, Luis Felipe